LIMÃO + SOL = Combinação Perigosa!

Contato com limão seguido de exposição ao sol pode provocar manchas ou queimaduras de segundo grau.

A combinação de frutas cítricas e sol pode ter resultados desagradáveis, que vão de manchas na pele a queimaduras de segundo grau. No verão, são mais frequentes os casos de fitofotodermatose –termo médico para a inflamação da pele provocada pela reação de compostos chamados furocumarínicos à radiação solar.

Ter contato com alguns vegetais e se expor ao sol sem se lavar pode ocasionar manchas e até queimaduras de primeiro ou segundo grau. O que mais provoca este problema é o limão, mas também a laranja e outros frutos como figo, manga e morango podem provocar o mesmo quadro. Isto porque estas frutas contêm um composto, chamado furocumarínico, que reage com o sol e gera uma irritação, que pode ser intensa ou não.

A intensidade da lesão pode variar conforme a quantidade de substância com que se teve contato, com o tempo de exposição ao sol e com a sensibilidade da pele.

Se for uma reação branda, vai ocasionar apenas manchas que normalmente só são percebidas no dia seguinte, mas se for intensa pode provocar bolhas e ferimentos: neste caso procure atendimento médico.

Para evitar que isso aconteça, evite manusear frutas cítricas sob o sol ou se expor pouco tempo após: aguarde pelo menos 5 horas e use protetor solar.

Após contato com qualquer uma das frutas citadas, lave bem as mãos com água e sabonete, lembrando que outras partes do corpo também podem ter sido atingidas: neste caso tome um banho.