Pele normal

A pele considerada NORMAL é o tipo menos frequente. Nela predominam a textura saudável e aveludada; possui elasticidade ideal e produz gordura natural em quantidade adequada. Apresenta ainda um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, sendo também pouco propensa ao desenvolvimento de acne e manchas. .

É importante manter uma rotina de limpeza da pele que não altere o equilíbrio natural. Os produtos devem ser suaves, os hidratantes de textura leves sem deixar de lado a proteção solar.

Pele mista

A principais características da pele MISTA são: o aspecto oleoso e poros dilatados na “Zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades. É o tipo de pele mais comum. A pele mista tem espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces.

Para os cuidados diários, é recomendado dar preferência a produtos não comedogênicos (que não formam “cravinhos”) e livres de óleo (“oil free”) tanto para limpeza, hidratação, maquiagem e fotoproteção.

Pele oleosa

A pele OLEOSA requer ainda mais atenção nos cuidados. Quem tem este tipo de pele percebe seu aspecto mais brilhante, úmido e espesso. Isso acontece porque a produção de sebo é maior que o normal.

A pele oleosa apresenta os poros dilatados e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas. Para diagnosticar a causa, cuidar e prevenir os efeitos desse tipo de pele é fundamental ter a orientação de um dermatologista.

Alguns fatores contribuem para a oleosidade da pele:

  • Herança genética;
  • Alterações hormonais;
  • Excesso de sol;
  • Estresse;
  • Dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

Pele seca

A pele seca ao contrário do se pode supor não quer dizer ausência de óleo. O que caracteriza este tipo de pele é a perda de água em excesso. Normalmente, os poros são pouco visíveis, há pouca luminosidade e tem mais propensão à descamação e vermelhidão.

Quem tem a pele deste tipo tem maior tendência ao aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A pele seca pode ser devida a fatores genéticos e hormonais e também por condições externas, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta.

É adequado evitar banhos demorados e com água quente, pois podem provocar ou contribuir para a intensificação do ressecamento da pele. Usar produtos adequados para este tipo de pele ajuda a manter a pele hidratada e sem o aspecto esbranquiçado. Consulte um dermatologista de confiança.