Sumaya Máttar - Tratamentos - Preenchimento acido hialurônico banner

Preenchimentos

As rugas estáticas da face são aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso e podem surgir em consequência de rugas de expressão não tratadas, mas também em função das alterações de textura e firmeza da pele. Veja mais sobre este assunto em Processo do Envelhecimento.

O preenchimento de sulcos e de rugas estáticas é preferencialmente realizado com gel de ácido hialurônico, uma substância produzida em laboratório para esse fim. Por já estar presente na pele não causa rejeição; é absorvível e é de eficácia e segurança comprovados por diversos estudos científicos. Ele tem a função de reter água, conferindo hidratação e volume à pele.

Com o passar dos anos, o nosso organismo não consegue repor esta substância com a mesma velocidade com que ela é degradada: o resultado disso é a perda de volume e o aparecimento de rugas estáticas, dando ao rosto uma aparência mais envelhecida e cansada.

A aplicação é realizada diretamente na pele, em diferentes profundidades, dependendo da região e da profundidade da ruga. Hoje usamos produtos que já contém lidocaína, um anestésico que reduz o incômodo da aplicação.

Indicações

A aplicação de ácido hialurônico é indicada para preencher sulcos e rugas estáticas e também para reestruturar as formas e contornos do rosto e o volume perdido dos lábios, proporcionando uma aparência rejuvenescida e descansada. Porém, é a dermatologista quem determinará a indicação mais adequada para cada caso.

As áreas mais comumente tratadas são:

  • Os sulcos nasolabiais (ruga que vai do canto do nariz em direção ao canto da boca, chamada de “bigode chinês”);
  • Outra marca que fica entre os cantos da boca e o queixo (formando a “boca de marionete”);
  • As rugas labiais (em torno dos lábios, formando o “código de barras”);
  • Contorno e volume labial;
  • As “olheiras profundas” (sulco profundo abaixo dos olhos);
  • A região malar (“maçãs do rosto) quando há perda de volume
  • Queixo;
  • Mãos;
  • Nariz;
  • Cicatrizes (acne e cirúrgicas);
  • Região temporal (lateral dos olhos);
  • Lobo da orelha;
  • Celulites grau III e IV.

Envelhecimento da face x Compartimentos de gordura

Não é só a produção de colágeno – que dá firmeza à pele – que diminui ao longo dos anos. No processo de envelhecimento, os compartimentos de gordura (veja figura abaixo) que temos sob a pele – responsáveis junto com a arquitetura óssea por parte do volume do rosto – também diminuem, deixando sobras de pele.

Também por isso é importante que o preenchimento seja realizado por um médico habilitado: só ele saberá exatamente onde é preciso preencher para repor o volume e conseguir um resultado natural.

Tratamento e Resultados

O tratamento é feito em uma única sessão e o resultado é imediato. A duração depende da área aplicada, do metabolismo e dos hábitos de cada um, assim como dos produtos utilizados em cada região: em média duram de 10 a 24 meses.

Não recomendamos o uso de produtos permanentes, pois eles não nos permitem ajustar o tratamento ao longo do tempo, de acordo com as mudanças geradas pelo processo de envelhecimento. Além disso, são difíceis de ser removidos caso haja necessidade: alguns deles são rejeitados pelo organismo. O mesmo não acontece com o ácido hialurônico por ser biocompatível e biodegradável.

Veja em Toxina botulínicaLaserLuz Intensa Pulsada e Peeling outras sugestões para deixar a pele com aparência rejuvenescida, melhorando rugas de expressão, flacidez, cor e textura da pele.

Vídeo

Reproduzir vídeo sobre Sumaya Máttar - Tratamentos - Preenchimento de ácido hialurônico vídeo