(32) 9 8458-5614
(32) 9 8458-5614
Pesquisar
Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno
Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

Ácido Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

A perda de colágeno é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele. Por isso, cada vez mais pessoas buscam alternativas para manter uma pele saudável, como, por exemplo, por meio da aplicação do Ácido Poli-L-lático (Sculptra®), um dos bioestimuladores de colágeno.

Com a idade, a exposição diária ao sol e outros fatores, a produção de colágeno diminui, resultando em rugas, flacidez, perda de elasticidade e baixa autoestima.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, sobre a indústria da beleza, saúde e bem-estar, 51% dos entrevistados afirmaram que a aparência física está relacionada ou muito relacionada à felicidade.

Nesse contexto, a aplicação dos bioestimuladores de colágeno tornou-se uma tendência da estética, principalmente por se tratar de um procedimento não-invasivo.

No entanto, os benefícios não param por aí! Neste texto, vamos te explicar tudo sobre um dos principais bioestimuladores de colágeno, o ácido poli-L-láctico (Sculptra®).

Histórico do Ácido Poli-L-lático (Sculptra®)

A princípio, o ácido poli-L-láctico foi aprovado para perda de volume e correção cosmética de cicatrizes e rugas na Europa, em 1999.

À medida que a experiência clínica com o produto aumentou, os efeitos cosméticos tornaram-se maiores e mais consistentes, com baixa taxa de eventos adversos.

Assim, em 2004, o bioestimulador de colágeno foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA com a marca Sculptra®, para tratamento de lipoatrofia associada ao HIV.

Logo depois, além do efeito imediato do preenchimento, os pacientes apresentaram melhorias graduais na textura e na qualidade da pele ao longo das semanas seguintes ao tratamento.

Nesse contexto, o produto foi reconhecido em 2009 pela FDA, para tratamento de perda de volume com finalidade estética. Desde então, o tratamento se popularizou pelos seus benefícios duradouros e naturais.

Bioestimuladores de colágeno: o que são e tipos disponíveis
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis na pele que promovem a produção natural de fibroblastos, células que criam colágeno e elastina em nosso corpo.

Atualmente, os três principais tipos de bioestimuladores de colágeno são:

 

Em suma, a diferença entre eles está relacionada aos ingredientes ativos, à forma de administração e o objetivo de cada paciente.

Sob o mesmo ponto de vista, somente uma dermatologista habilitada é capaz de avaliar e indicar tratamentos de forma personalizada. Agende sua consulta!

Ácido Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

O Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) é um polímero biocompatível injetável, ou seja, é totalmente absorvível pelo organismo depois de aplicado.

Os polímeros são macromoléculas formadas por moléculas menores que, nesse caso, estimulam a produção de novo colágeno nas camadas profundas.

Como resultado, os pacientes relatam uma pele com textura mais sedosa, mais jovem e firme.

Segundo dados de um estudo americano feito com 200 pacientes tratados com Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) e publicado no Aesthetic Surgery Journal em 2011, 86,3% dos pacientes submetidos ao tratamento com Sculptra® estavam satisfeitos com os resultados.

Além disso, o Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) é um produto importado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Food and Drug Administration (FDA), órgão norte americano.

Analogamente, o bioestimulador de colágeno é usado no Brasil há mais de 10 anos e é reconhecido pela comunidade médica por sua eficácia e segurança.

Como funciona o Ácido Poli-L-lático na bioestimulação de colágeno?

De antemão, o colágeno é uma proteína que está presente em quase todos os nossos órgãos, mas se concentra principalmente na pele, ossos e tendões, dando sustentação e elasticidade aos tecidos.

Ele é produzido pelo organismo e não é uma proteína completa, ou seja, não é necessária a suplementação extra na alimentação.

Entretanto, os estudos mostram que a partir dos 25 anos já é possível notar a redução na sua produção, o que leva à diminuição da elasticidade da pele, denunciando os sinais do processo de envelhecimento.

As mulheres são as que mais sofrem com esta perda, pois contam com uma quantidade menor de colágeno, quando comparadas aos homens.

Nesse contexto, a suplementação de colágeno hidrolisado pode ajudar a prevenir a flacidez e promover uma aparência mais jovem.

No entanto, se a flacidez da pele já estiver instalada, o mais eficaz será fazer o estímulo direto da produção de colágeno pela pele com tratamentos como Lasers e, principalmente, o Microagulhamento (Indução Percutânea de Colágeno) e a aplicação de ácido poliláctico (Sculptra®).

Inclusive, vamos entender como funciona a aplicação do Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) em cada etapa.

Pré-tratamento

Antes de qualquer procedimento estético, é essencial ter uma consulta inicial com uma profissional qualificada.

Durante essa consulta, é possível discutir os objetivos, avaliar a condição da pele e entender o histórico médico e todo o contexto do paciente.

Ao mesmo tempo, a dermatologista indicará os produtos e hábitos indicados para manter sua pele preparada para o procedimento e garantir os melhores resultados.

Aplicação

A aplicação do Sculptra ® é feita na pele através de um pequeno orifício de agulha. Para a introdução do produto pode ser usada uma microcânula ou a própria agulha.

O procedimento é minimamente invasivo e não cirúrgico. Ou seja, a atuação da substância é de dentro para fora, fazendo o estímulo da produção do novo colágeno.

O procedimento é realizado no consultório pelo próprio dermatologista, seguindo todos os padrões de higiene e assepsia recomendados.

Pós-tratamento

Logo após o tratamento, a pele pode apresentar vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou sensação de comichão, que duram até 48 horas.

Entretanto, se os sintomas persistirem ou ocorrerem outras reações, entre em contato com sua dermatologista.

Ao mesmo tempo, ela indicará produtos e recomendações para uma recuperação tranquila e com ótimos resultados. Entre as recomendações gerais, destacamos:

  • evitar a exposição solar e fontes de calor intensas;
  • manter a pele sempre hidratada e protegida;
  • suspender atividades físicas intensas e o uso de maquiagem nas primeiras 24 horas;
  • evitar álcool, cafeína, bebidas quentes e alimentos picantes no primeiro dia;
  • não interagir com a pele (puxar, coçar, esfregar).

 

Além disso, fique atenta às instruções específicas da dermatologista para a sua rotina e individualidade.

DESTAQUE DO MÊS!

Ácido Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

O Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) é um dos principais bioestimuladores de colágeno, garantindo uma pele mais saudável. Conheça o tratamento!

SAIBA MAIS…

Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno
Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

Indicações para aplicação do Ácido Poli-L-lático

A aplicação do Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) tem diversas indicações, que incluem:

  • Proporcionar uma aparência mais jovem;
  • Aprimorar a textura e a firmeza da pele;
  • Restaurar o volume e harmonizar os contornos faciais;
  • Reduzir cavidades e rugas.

 

Além disso, o tratamento com Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) pode ser utilizado no corpo também, para combater flacidez e tratar áreas onde há depressões, como no caso de lipoatrofia ginóide (“celulite”) mais profunda.

Benefícios do bioestimulador de colágeno

  • Procedimento minimamente invasivo;
  • Reposição natural do colágeno;
  • Melhoria da elasticidade e textura da pele;
  • Efeitos de longa duração;
  • Compatibilidade com outros tratamentos.

Áreas mais tratadas

Inicialmente aprovado para o rosto, o Sculptra® também garante ótimos resultados para outras áreas do corpo. Confira as principais áreas de tratamento:

  • Rugas profundas entre a boca e o nariz;
  • Perda de volume nas bochechas e têmporas;
  • Flacidez do queixo e da mandíbula;
  • Decote;
  • Dorso das mãos;
  • Axilas;
  • Abdome;
  • Região glútea;
  • Coxas;
  • Joelhos.

Qual o tempo médio de tratamento?

A princípio, o tratamento consiste em média de três sessões com intervalo de 30 a 60 dias entre elas.

Os resultados são graduais e aparecem a partir da 3ª semana após a primeira sessão, sendo mais visíveis após seis meses.

Ainda assim os resultados da Sculptra ® são duradouros e percebidos por até 25 meses ou mais.

Contraindicações da Sculptra®

  • Grávidas e lactantes;
  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes do bioestimulador;
  • Pacientes com doenças autoimunes ou doenças de pele ativas;
  • Ferimentos e infecções no local a ser tratado;
  • Histórico de reações adversas em procedimentos similares.

Qual o valor do bioestimulador de colágeno?

Acima de tudo, o valor da Sculptra® é determinado com base nas necessidades específicas de cada paciente, discutidas individualmente com a dermatologista.

A abordagem personalizada leva em consideração todos os detalhes do tratamento, como, por exemplo, a área a ser tratada, o tipo de pele, contexto do paciente, entre outros fatores.

Assim, juntas, vocês conseguirão estabelecer um tratamento adaptado às características que te tornam única e que combina perfeitamente com o seu dia a dia!

Drª. Sumaya Máttar, especialista em bioestimuladores de colágeno em Juiz de Fora

Em suma, o Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) garante uma ação antienvelhecimento global: pele mais firme, rugas reduzidas, volume equilibrado e qualidade da pele melhorada, como, por exemplo, o brilho, a hidratação, e a elasticidade.

Todavia, o bioestimulador de colágeno precisa ser administrado por uma dermatologista qualificada e experiente, uma vez que a técnica de aplicação é crucial para alcançar resultados satisfatórios e seguros.

A Drª. Sumaya Máttar é médica graduada e especializada em Dermatologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro filiada da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista pelo CRM-MG e exerce sua profissão com vasta experiência, atualizações frequentes e muita dedicação.

Além disso, contamos com uma equipe dedicada a proporcionar a você uma experiência única ao cuidarmos com carinho da sua pele, da sua beleza e da sua saúde!

Marque uma avaliação com a gente pelo WhatsApp! O número é (32) 98458-5614, ou você pode clicar diretamente no banner abaixo.

Marque seu horário com a gente!

Sumaya Máttar Dermatologista Juiz de Fora Símbolo

Mais Desejados

Perguntas Frequentes sobre Ácido Poli-L-lático

São substâncias injetáveis que promovem a produção natural de colágeno e elastina na pele.

Os principais são Ácido Poli-L-láctico (Sculptra®), Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e Policaprolactona (Ellansé).

É um polímero biocompatível que estimula a produção de novo colágeno, melhorando a textura e firmeza da pele.

Aqueles que buscam uma aparência mais jovem, melhorar a textura da pele, restaurar volume facial e reduzir rugas.

São minimamente invasivos, promovem a reposição natural de colágeno, melhoram a elasticidade e têm efeitos duradouros.

Rosto, decote, mãos, axilas, abdome, glúteos, coxas e joelhos.

Consiste em cerca de três sessões com intervalos de 30 a 60 dias, com resultados visíveis após três semanas.

Grávidas, lactantes, pessoas alérgicas aos componentes, pacientes com doenças autoimunes ou infecções na área tratada.

O valor é personalizado com base nas necessidades específicas de cada paciente.