Sumaya Máttar Dermatologista Dicas Cuidados com a Pele de bebês e crianças

Cuidados com a pele de bebês e crianças

Tentaremos esclarecer aqui as dúvidas mais frequentes relacionadas aos cuidados com os pequenos ao sol:

– A partir de que idade os bebês podem tomar sol?

Antes dos seis meses de idade eles não podem usar filtro solar, por isso só é recomendado que frequentem praia ou piscina – onde a exposição ao sol é maior – apenas depois dessa fase. Até lá, use neles roupas frescas de algodão e também chapéu como proteção.

– O “banho de sol” é recomendado?

O banho de sol pode ser feito, respeitando o horário de pico que vai das 10h às 16h. Nesse intervalo não é aconselhado expor as crianças, pois a incidência da radiação é mais intensa e a pele ainda muita delicada, principalmente a dos bebês.

– Qual o Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo que o filtro solar deve ter?

Recomenda-se usar protetores solares com FPS 30 ou superior. É importante reaplica-lo a cada 2h e sempre que a criança sair da água ou suar muito.

– Onde ficar com a criança em locais como praias e piscina?

Procure locais com sombra de árvores ou leve guarda sol de lona para criar um ambiente mais fresco e sem a ação direta do sol. A proteção das barracas de praia, em geral de nylon e de cor clara, é pouco eficiente. Além da proteção da pele, leve água para reforçar a hidratação das crianças.

– A pele dos bebês pode ficar bronzeada ou descascar?

Não. A proteção deve rigorosa, pois descascar significa que houve no mínimo uma queimadura solar de primeiro grau, que configura fator de risco para câncer de pele no futuro – principalmente o melanoma, o mais agressivo. O bronzeamento é uma defesa à agressão que a pele sofre pela irradiação UVA, que também é prejudicial.