Sumaya Máttar - Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), conheça mais um bioestimulador de colágeno
Sumaya Máttar - Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), conheça mais um bioestimulador de colágeno

Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®): tudo sobre o bioestimulador de colágeno

A busca por bioestimuladores de colágeno, como a Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®), é uma das tendências para quem deseja mais beleza e bem-estar de forma natural!

À medida que envelhecemos, a pele sofre alterações e a mais importante delas é a diminuição da produção de colágeno, levando à flacidez e ao surgimento de rugas.

Nesse sentido, estimular o nosso próprio colágeno é uma das abordagens mais seguras e inovadoras, garantindo sustentação, definição e uma textura leve.

Destacamos que não é aplicação de colágeno de forma literal, e sim, um tratamento capaz de estimular o organismo a produzir naturalmente mais colágeno — a principal proteína da pele.

Agora, vamos te contar todos os detalhes sobre um dos principais bioestimuladores de colágeno, a Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®).

Histórico dos bioestimuladores de colágeno

Conforme citamos na introdução do texto, o envelhecimento da pele é um processo natural do organismo. No entanto, fatores como muita exposição solar, estresse, tabagismo, sedentarismo e outros hábitos ruins aceleram esse processo.

De acordo com estudo divulgado pela Revista Veja, as influências genéticas são responsáveis por apenas 40% da elasticidade da pele, enquanto os outros 60% são determinados por fatores como hábitos, ambiente e outras características.

Ao mesmo tempo, outras mudanças internas colaboram para esse processo: a atrofia muscular e óssea, a perda de peso e a gravidez são fatores que acentuam a perda de firmeza e elasticidade da pele.

Por isso, é fundamental manter cuidados diários com a pele e uma rotina saudável, evitando que os sinais da idade surjam antes do tempo.

Simultaneamente, a dermatologia evoluiu com pesquisas e inovações que garantem benefícios funcionais e emocionais para os pacientes, como, por exemplo, os bioestimuladores de colágeno.

O que são bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno surgiram da compreensão mais aprofundada sobre a fisiologia da pele ao longo dos anos. Atualmente, os três principais tipos de bioestimuladores de colágeno são:

Essas substâncias injetáveis promovem a produção natural de fibroblastos, células que criam colágeno e elastina em nosso corpo.

Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)

Com mais de 200 estudos publicados e mais de oito milhões de tratamentos realizados, a hidroxiapatita de cálcio é um dos estimuladores de colágeno mais reconhecido na estética.

A Radiesse® é composta principalmente de cálcio e fosfato. À medida que essas substâncias são absorvidas, aparecem os fibroblastos (que já falamos ali em cima).

Em seguida, inicia-se o processo de neocolagênese, estimulando o crescimento gradativo do colágeno do próprio paciente.

Além disso, a hidroxiapatita de cálcio também tem a função de preenchedor, potencializando o efeito do rejuvenescimento.

Pré-tratamento

Acima de tudo, o primeiro passo para começar qualquer tratamento é agendar uma consulta com uma dermatologista qualificada.

Durante o atendimento, fale com o profissional sobre os seus objetivos, histórico médico e quaisquer condições de pele pré-existentes.

Assim, é possível definir quais produtos e hábitos são os mais indicados para manter sua pele preparada para o procedimento e garantir os melhores resultados.

Aplicação

De antemão, o tratamento é minimamente invasivo, ou seja, não demanda a realização de grandes cortes e dispensa uma internação prolongada.

A Radiesse® é injetada com agulha ou microcânula na área que se deseja tratar, precedido da anestesia local para que a aplicação não gere qualquer desconforto.

Após ser aplicada na pele, a hidroxiapatita de cálcio age de dentro para fora, fazendo o estímulo da produção do novo colágeno.

O procedimento é realizado no consultório pela dermatologista, seguindo todos os padrões de higiene e assepsia recomendados.

Pós-tratamento

Imediatamente após o tratamento pode ocorrer uma ligeira vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou sensação de comichão na área tratada. Além disso, é normal sentir a região mais firme nos primeiros dias.

Entretanto, se os sintomas persistirem ou ocorrerem outras reações, entre em contato com sua dermatologista.

Ao mesmo tempo, ela indicará produtos e recomendações para uma recuperação tranquila e com ótimos resultados. Entre elas:

  • evitar a exposição solar e fontes de calor intensas;
  • manter a pele sempre hidratada e protegida;
  • evitar atividades físicas intensas e o uso de maquiagem e de bebidas alcóolicas nas primeiras 24 horas;
  • não interagir com a pele (puxar, coçar, massagear).

Mesmo com essas recomendações gerais, fique atenta às instruções específicas da dermatologista para a sua rotina e individualidade.

Indicações

A aplicação da hidroxiapatita de cálcio é indicada para:

  • Proporcionar uma aparência mais jovem;
  • Aprimorar a textura e a firmeza da pele;
  • Restaurar o volume e harmonizar os contornos faciais;
  • Reduzir cavidades e rugas.

Do mesmo modo, a Radiesse® combate a flacidez e áreas onde há depressões no corpo também.Só para exemplificar, ao ser aplicada nas mãos, o composto minimiza a aparência das veias e tendões ressaltados, restaurando o volume e melhorando a pele.

Benefícios da Radiesse®

  • Procedimento minimamente invasivo;
  • Reposição natural do colágeno;
  • Melhoria da elasticidade e textura da pele;
  • Efeitos de longa duração;
  • Compatibilidade com outros tratamentos.

Ao mesmo tempo, o estímulo de colágeno com a hidroxiapatita de cálcio gera outro benefício valioso, uma “poupança de colágeno”.

Em outras palavras, estimula a produção de um novo colágeno antes do início dos sintomas de sua diminuição, o que começa a ocorrer em torno dos 30 anos de idade. Assim, previne-se a flacidez e a perda de vitalidade da pele

Áreas mais tratadas com hidroxiapatita de cálcio

A versatilidade da hidroxiapatita de cálcio garante benefícios para diversas regiões do corpo, entre elas:

  • Face;
  • Pescoço;
  • Colo;
  • Dorso das mãos;
  • Braços (músculo do “tchau”);
  • Abdome;
  • Região glútea;
  • Coxas;
  • Joelhos.

Nas aplicações corporais, há o benefício extra de melhorar o aspecto da celulite, particularmente no abdome, coxas e região glútea.

Qual o tempo médio de tratamento?

Acima de tudo, o tempo médio do tratamento varia de acordo com a necessidade e individualidade de cada paciente.

De uma maneira geral, o procedimento é dividido em sessões, com um espaço de 1 – 2 meses entre elas. Contudo, em alguns casos uma única sessão pode ser suficiente.

Já os resultados com hidroxiapatita de cálcio são visíveis em torno da sexta semana e se mantêm por um período por 18-24 meses. É aconselhável uma manutenção anual ou a cada dois anos.

Contraindicações da Radiesse ®

  • Grávidas e lactantes;
  • Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes do bioestimulador;
  • Pacientes com doenças autoimunes ou doenças de pele ativas;
  • Ferimentos e infecções no local a ser tratado;
  • Histórico de reações adversas em procedimentos similares.

Qual o valor da Radiesse®?

Acima de tudo, o valor da aplicação do bioestimulador de colágeno é determinado com base nas necessidades específicas de cada paciente, discutidas individualmente com a dermatologista.

A abordagem personalizada leva em consideração todos os detalhes do tratamento, como, por exemplo, a área a ser tratada, o tipo de pele, contexto do paciente, entre outros fatores.

Assim, juntas, vocês conseguirão estabelecer um tratamento adaptado às características que te tornam única e que combina perfeitamente com o seu dia a dia!

Drª. Sumaya Máttar, especialista em bioestimuladores de colágeno em Juiz de Fora

Em conclusão, a Radiesse® melhora a saúde da pele, preenchendo, rejuvenescendo e revitalizando sua aparência de forma totalmente natural.

Ao mesmo tempo, as aplicações da hidroxiapatita de cálcio são minimamente invasivas e garantem resultados incríveis no tratamento de problemas estéticos associados ao envelhecimento precoce da pele, como as rugas e a flacidez .

Além de mudanças no estilo de vida, é imprescindível contar com o apoio de uma dermatologista experiente e qualificada para administrar corretamente os bioestimuladores de colágeno.

A Drª. Sumaya Máttar é médica graduada e especializada em Dermatologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro filiada da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista pelo CRM-MG e exerce sua profissão com vasta experiência, atualizações frequentes e muita dedicação.

Eu e toda equipe que fazemos parte dessa história, estamos à disposição para proporcionar uma experiência única de carinho e cuidado com você, sua beleza e seu bem-estar!

Marque uma avaliação com a gente pelo WhatsApp – (32) 98458-5614 – ou clique no banner abaixo.