(32) 9 8458-5614
(32) 9 8458-5614
Pesquisar
Sumaya Máttar - Tratamentos - IPCA Microagulhamento

IPCA® (Microagulhamento)

Entre os métodos mais atuais para tratar estrias, cicatrizes, manchas e os sinais de envelhecimento da pele está a Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas – IPCA® (Microagulhamento). A técnica consiste em fazer microfuros com o uso de um aparelho para renovar as células e estimular a produção de colágeno na área tratada.

O aparelho é composto por 192 microagulhas de 0,07 mm de espessura e 0,25 mm a 2,5 mm de comprimento, feitas com ácido cirúrgico de alta qualidade e resistência. O resultado é uma pele mais firme, com textura melhor e mais luminosidade.

Aplicação

As microagulhas penetram na pele inúmeras vezes, formando microcanais que possibilitam a reação das células e a liberação de fatores de crescimento. É aí que ocorre a remodelação tecidual e o surgimento de novos componentes na matriz da derme, que migram para a microlesão e fecham os canais criando um novo tecido, rico em elastina e colágeno, resultando numa pele firme e mais espessa.

A regeneração ocasionada pela Indução Percutânea de Colágeno® melhora a textura da pele, atenuando cicatrizes, linhas de expressão, manchas, entre outros benefícios.

O procedimento é realizado com anestesia local (creme ou pomada) e pode ser associado a outros procedimentos como o laser – a escolha deste dependerá dos objetivos que se deseja alcançar. Também se pode acrescentar ativos à IPCA® (Drug Delivery) que irão penetrar com mais facilidade através dos microfuros abertos na pele, potencializando a sua ação. Com a técnica aplicada corretamente – o médico dermatologista é o profissional indicado – o procedimento é seguro e satisfatório.

Indicações

Por ter ação apenas mecânica, a Indução Percutânea de Colágeno (Microagulhamento) é indicada para todos os tipos de pele, inclusive de fototipos mais alto, como pele morena e negra.

É indicado no tratamento de:

  • Fotoenvelhecimento (resurfacing);
  • Cicatrizes (inclusive de acne e de queimadura);
  • Rugas (leves, médias e profundas);
  • Estrias;
  • Melasma (manchas escuras);
  • Melhora da textura da pele (poros dilatados, luminosidade);
  • Flacidez (facial e do corpo);
  • Alopécia (queda de cabelo);
  • Drug delivery (tratamento que leva o medicamento às camadas mais profundas da pele).

Benefícios e resultados

A indução da produção de colágeno e elastina proporcionada pelo procedimento é observada após a primeira sessão de tratamento. De dois a três meses após sua realização é possível perceber com mais consistência os resultados, pois a produção e o ‘amadurecimento’ do novo colágeno é um processo lento.

Além disso, o procedimento contribui para a circulação sanguínea, aumentando o suporte nutricional e de oxigênio local, o que acelera a liberação de metabólitos e toxinas. Exames histológicos realizados na Alemanha mostram um crescimento exato de 1000% em fibras de elastina e colágeno, passadas seis semanas de tratamento. Achados científicos e estudos clínicos apontam êxito de 70 a 80% para cicatrizes atróficas após 2 a 4 sessões.

Para que se atinja o melhor resultado, pode ser necessário repetir o procedimento, principalmente nos casos de lesões mais profundas. O intervalo entre cada sessão varia, sendo geralmente de seis a oito semanas.

.

Contraindicações e efeitos colaterais

A Indução Percutânea de Colágeno é contraindicada para pessoas com tendência a:

  • Queloides;
  • Dificuldades de cicatrização;
  • Com acne inflamatória ativa;
  • Piodermites (infecções causadas por bactérias).

 

O aparelho usado em nossa clínica é descartável (de uso único), livre de qualquer produto químico e em conformidade com os padrões exigidos pela ISO 11 137. Sua esterilização, aliada à alta resistência e qualidade do aço cirúrgico, previne a contaminação e efeitos colaterais na pele.

Associação de técnicas

Combinar procedimentos é uma técnica bastante utilizada nos tratamentos cosmiátricos (a dermatologia voltada para a beleza) para potencializar suas ações e alcançar os melhores resultados. O Laser – por si só já tão eficaz – aliado ao microagulhamento oferece resultados ainda mais satisfatórios.

  • Microagulhamento e Lasers CO2 Fracionado

Essa associação é benéfica no tratamento de cicatrizes de acne e outras cicatrizes, no rejuvenescimento facial e no tratamento de estrias. Juntos eles têm suas ações “potencializadas”, aumentando o sucesso do tratamento.

Essa associação deverá ser planejada pelo médico dermatologista, que irá orientar todo o processo.

  • Microagulhamento e Laser Nd-Yag Q-S

Este laser é utilizado no tratamento de manchas escuras como melasma, e sua ação pode ser multiplicada com a IPCA® e o Drug Delivery.

 

Vídeo

Sumaya Máttar - Tratamentos - IPCA Microagulhamento vídeo
Reproduzir vídeo sobre Sumaya Máttar - Tratamentos - IPCA Microagulhamento vídeo