O que é depilação?

A depilação consiste na extração intencional de pelos de certas regiões do corpo, de forma definitiva ou temporária, por motivos estéticos, profissionais (como no caso de atletas, principalmente da natação) e até mesmo de higiene e limpeza.

As regiões corporais mais comumente visadas pelas mulheres são as sobrancelhas, axilas, pernas e regiões genitais (pelos pubianos). A depilação é também cada vez mais uma atividade masculina: fazer a barba é uma forma especial de se depilar, mas os homens também se preocupam cada vez mais com os pelos do peito, abdome, costas, pernas, orelhas, nariz e virilha.

Quais os tipos de depilação existem?

Existem as depilações temporárias e as definitivas. A depilação feminina e masculina obedece praticamente os mesmos princípios e o método escolhido para se depilar depende muito da região e da preferência de cada um.

Depilação com cera

Consiste em aplicar na região a ser depilada uma cera quente ou fria, adequadamente preparada, que gruda nos pelos: ao arrancá-la os pelos saem junto.

A depilação com cera, no entanto, só deve ser aplicada a regiões de pele mais resistentes (pernas, por exemplo), pois pode provocar ferimentos se aplicada em áreas de pele mais sensível, como a virilha ou o rosto.

Normalmente, a depilação com cera é um processo inócuo, mas alguns cuidados podem torná-la mais confortável e também evitar que os pelos encravem:

  • Evite tomar sol antes ou depois da depilação, porque pode deixar a pele mais sensível e dolorida ou até mesmo manchada.
  • Os hidratantes podem ser usados após a depilação, mas sem excessos.
  • Um banho morno imediatamente antes da depilação ajuda na remoção dos pelos.
  • Se estiver fazendo tratamento com ácidos, suspenda-os por alguns dias antes e após a depilação com cera, pois neste caso a pele pode ficar irritada, ferida ou manchada.

Depilação com creme depilatório

Consiste em aplicar generosamente um creme especial sobre os pelos que se deseja retirar: ele vai dissolvê-los após algum tempo. Em seguida os pelos podem ser retirados por espátula, esponja ou toalha úmida.

Os cremes depilatórios são feitos de substâncias químicas que dissolvem ou enfraquecem a haste dos pelos, sem afetar sua raiz: por isso, eles voltam a crescer mais rapidamente. Também são mais susceptíveis a causar alergia (dermatite de contato) e frequentemente causam irritações.

Devem ser aplicados sobre a pele sadia, sem lesões, longe das mucosas, dos olhos e da boca. Depois de aplicado e retirado, a região deve ser lavada com água e sabão. Evitar exposição ao sol e o uso de qualquer outro produto químico nas 24 horas seguintes é muito importante: use um protetor solar físico.

Depilação com depilador elétrico

Aparelho mecânico com dispositivos em forma de pinças que retiram os pelos pela raiz: basta encostá-lo à pele, sem pressionar, deslizando-o na direção contrária ao nascimento dos pelos.

Não deve ser usado na pele bronzeada ou se houver algum ferimento, mesmo que leve. Dois dias antes da depilação esfolie a pele para remover as células mortas e evitar que os pelos encravem. Não use o aparelho comum em regiões sensíveis como o rosto. O efeito mais indesejável deste método é o pelo encravar com facilidade, assim como acontece com a cera.

Depilação com pinça

A depilação com pinça retira os pelos pela raiz, inclusive os mais curtos, porém, é restrita a áreas pequenas. Essa extração dos pelos provoca dor geralmente moderada. Esse método deve ser usado somente na finalização de outros procedimentos de depilação e/ou em sobrancelhas.

É importante ter cuidado para não pinçar a pele pois pode feri-la, levando a manchas ou cicatrizes.

Depilação com linha

Consiste em rolar uma linha de algodão sobre os pelos que são assim entrelaçados e arrancados pela raiz. É um método útil para pessoas que têm pele muito sensível ou que sofram de alergia, em que os produtos químicos devem ser evitados.

É muito usado para depilação no rosto, onde a pele é mais sensível. Trata-se de um método simples que não retira a camada superficial da pele, o que o torna útil também para quem está fazendo tratamento com ácidos.

Depilação com lâminas descartáveis

É um método tradicional, muito usado principalmente pelos homens ao se barbearem. Algumas mulheres optam pela depilação com lâminas descartáveis pela facilidade e rapidez do procedimento. Como ela não arranca os pelos pela raiz, depois de um ou dois dias eles crescem de volta.

Apesar de prática, a lâmina resseca bastante a pele, pois raspa um pouco das células epiteliais superficiais e deve ser usada com cuidado, principalmente quando está nova e afiada, para evitar cortes. Na barba, é comum provocar irritações e pelos encravados, particularmente na região do pescoço. Evite usar a mesma lâmina mais de 5 vezes: o ideal é usar até 3 vezes.

Barbeador elétrico

Este equipamento se modernizou e hoje é uma boa opção para se barbear, apresentando vantagens em relação à lâmina: barba fica mais uniforme, pois ele corta todos os fios na mesma altura, dispensa o uso de creme ou espumas de barbear, é mais seguro pois não produz cortes na pele, e também reduz o tempo dedicado à função – sendo por isso ideal para homens que se barbeiam diariamente ou têm um estilo de vida corrido.

Hoje há modelos que podem ser usados também na pele molhada, permitindo o barbear durante o banho. Por não irritar a pele, evita a pseudofoliculite (formação de “bolinhas” e pelos encravados), mas a melhora deste quadro só será percebida após algumas semanas sem usar a lâmina.