(32) 9 8458-5614
(32) 9 8458-5614
Pesquisar
Sumaya Máttar Dermatologista - Botox: Toxina Botulínica, benefícios para sua pele
Sumaya Máttar Dermatologista - Botox: Toxina Botulínica, benefícios para sua pele

Botox: conheça os benefícios da toxina botulínica para sua pele

A toxina botulínica tipo A, comercialmente conhecida como Botox, é uma substância utilizada em diversos tratamentos, tanto para fins estéticos quanto de saúde.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apresentados em matéria da Veja, as buscas pelo Botox tiveram um aumento de 300% nos últimos anos e é o procedimento mais realizado entre pessoas de 18 a 30 anos.

Inclusive, o procedimento estético é um dos mais populares entre os adeptos do prejuvenation, um conceito moderno que promove cuidados preventivos com a pele.

Nesse contexto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Botox neste conteúdo. Confira!

Histórico do Botox

A princípio, na década de 1970, os cientistas começaram a usar a toxina botulínica para tratar o estrabismo (desalinhamento dos olhos) relaxando os músculos oculares.

Com o sucesso do tratamento em pacientes com estrabismo, a Allergan foi a primeira empresa a licenciar o tratamento, batizando-o de Botox.

Entretanto, o uso estético da toxina botulínica começou a partir da década de 1990, quando a Drª. Jean Carruthers, uma oftalmologista canadense, e seu marido, o Dr. Alastair Carruthers, um dermatologista, publicaram o primeiro relatório observando que os pacientes tratados com Botox para problemas oculares também apresentavam redução das rugas faciais.

Em seguida, diversos estudos e pesquisas começaram a explorar o uso da substância na estética e, em 2002, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou oficialmente o uso de Botox para tratamento de rugas faciais.

Prejuvenation: a popularização do Botox preventivo

À medida que as pessoas estão mais conscientes sobre os cuidados com a saúde e bem-estar, a prevenção vem antes da correção.

Nesse sentido, surgiu o conceito prejuvenation, uma junção das palavras “prevenção” e “rejuvenescimento”, em inglês. Ou seja, fazer o possível para evitar a flacidez e as linhas da pele.

Como se faz isso? Através de uma rotina de cuidados com a pele, como o uso diário do protetor solar, e com o apoio de tratamentos não invasivos, como o Botox!

Enquanto o procedimento impede a contração dos músculos, ele trata as linhas finas antes que elas se transformem em rugas de expressão.

Além disso, a toxina botulínica impede o surgimento de novas rugas através da reeducação da mímica facial, evitando o excesso de contração na área aplicada.

Assim, os adeptos do prejuvenation garantem uma aparência mais jovem e natural por muito mais tempo.

O que é a toxina botulínica tipo A?

A toxina botulínica é um medicamento de origem biológica com fins terapêuticos e estéticos. O uso terapêutico inclui enxaqueca crônica, estrabismo, distonia (uma desordem do movimento), espasmos musculares, entre outros.

Já na área estética, o Botox é amplamente utilizado para reduzir as rugas e linhas de expressão. Além disso, cada vez mais pacientes buscam o procedimento para tratar a sudorese excessiva.

De uma maneira geral, a toxina botulínica tipo A bloqueia a acetilcolina, neurotransmissor responsável por emitir os sinais nervosos para os músculos, impedindo a sua contração.

Por isso, é importante que o Botox seja administrado por uma dermatologista qualificada para aproveitar todos os benefícios e, acima de tudo, evitar complicações.

Botox congela a expressão?

Ao contrário do que muitos acreditam, a toxina botulínica não congela as expressões e nem causa a aparência “congelada”.

A técnica mais atual do Botox utilizada em nosso consultório, promove um resultado muito natural, onde a fisionomia fica descansada e rejuvenescida.

Além disso, é possível associar outras técnicas para garantir um cuidado integral com a pele.

Por exemplo, a toxina botulínica junto com o preenchimento facial – que trata principalmente a parte inferior do rosto e pode ser realizada na mesma sessão – rejuvenesce a face com maior harmonia.

Como funciona o tratamento com toxina botulínica?

Conforme explicamos mais acima, em pequenas doses, a toxina botulínica tipo A bloqueia a liberação da acetilcolina, responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos.

Como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair. Dessa maneira, dependendo do efeito desejado, ele contrai menos ou não contrai.

Logo, os músculos suavizam as linhas de expressão e, em cerca de uma semana, elas se tornam praticamente invisíveis ou bem atenuadas.

A seguir, elencamos os processos realizados em cada etapa da aplicação do Botox, garantindo um procedimento seguro e exclusivo para cada paciente.

Pré-tratamento

O primeiro passo para começar qualquer tratamento estético é agendar uma consulta com uma dermatologista qualificada.

Ao passo que ela conhece mais sobre os seus objetivos e histórico médico, vocês definirão os melhores produtos e hábitos para manter sua pele saudável e preparada para o procedimento.

Aplicação

Antes da aplicação do Botox, a área a ser tratada é limpa e, em alguns casos, é aplicado um anestésico tópico para minimizar o desconforto.

Em seguida, o produto é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando um relaxamento temporário e, consequentemente, faz com que ela desapareça ou suavize.

Pós-tratamento

O pós-tratamento após a aplicação de toxina botulínica é simples, mas requer algumas precauções para otimizar os resultados e garantir o seu bem-estar. Entre as orientações gerais estão:

  • Não deitar ou ficar inclinada durante 6 horas após o procedimento;
  • Evitar a exposição solar e fontes de calor, como, por exemplo, banho quente, fogão, saunas, etc.;
  • Não interagir com a pele (puxar, coçar, massagear);
  • Suspender a prática de exercícios físicos intensos e o consumo de bebidas alcóolicas nas primeiras 24 horas.

Contudo, fique atenta a todas as instruções indicadas pela dermatologista, pois ela definirá os melhores cuidados com você e sua pele.

DESTAQUE DO MÊS!

Ácido Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

O Ácido Poli-L-lático (Sculptra®) é um dos principais bioestimuladores de colágeno, garantindo uma pele mais saudável. Conheça o tratamento!

SAIBA MAIS…

Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno
Sumaya Máttar - Ácido-Poli-L-lático (Sculptra®), um dos principais bioestimuladores de colágeno

Indicações do Botox

A princípio, o Botox é popularmente conhecido por tratar as linhas de expressão e as rugas, que são mais profundas.
Ao conversar, rir, chorar ou fazer qualquer expressão facial, os músculos da face se contraem. Com o passar dos anos formam-se rugas em função destes movimentos repetitivos que são chamadas rugas dinâmicas ou rugas de expressão.

Só para exemplificar, são aqueles vincos entre as sobrancelhas que nos deixam com aspecto bravo, as linhas da testa, os “pés-de-galinha” e outras.

No início, elas só são percebidas quando há a contração do músculo, porém mais tarde elas vão se tornando nítidas mesmo com o rosto em repouso.

Além disso, a toxina botulínica é usada para:

  • Hiperidrose palmar e/ou axilar;
  • Sorriso gengival (aquele em que grande parte da gengiva fica exposta ao sorrir);
  • Sintomas da cefaleia tensional ou enxaqueca.

Benefícios da toxina botulínica tipo A

Os benefícios proporcionados pelo Botox destacam o procedimento estético como um dos mais procurados no mundo. Entre eles:

  • Procedimento minimamente invasivo;
  • Melhoria das rugas e linhas de expressão;
  • Tratamento preventivo ao envelhecimento precoce da pele;
  • Aplicação rápida com resultados duradouros;
  • Compatibilidade com outros tratamentos.

Áreas mais tratadas com Botox

Com base em nossa experiência, as áreas mais comumente tratadas são:

  • Parte superior do rosto – ‘pés de galinha’, linhas de expressão e rugas na testa;
  • Nefertiti Lift – aplicação da toxina botulínica na região do pescoço, papada e músculo platisma;
  • Nariz;
  • Linhas finas verticais nos lábios;
  • Mãos e axilas, no caso de sudorese excessiva;
  • Gengiva, para tratamento do sorriso gengival.

Qual o tempo médio de tratamento?

De antemão, o procedimento é realizado em torno de 10 a 30 minutos. Já o efeito começa a surgir entre 48-72 horas após a aplicação e alcança seu máximo após 7 a 14 dias.

Cerca de 4 meses após a aplicação, o músculo gradualmente começa a se contrair novamente, e realiza-se uma nova aplicação em torno de 5-6 meses para manter os resultados.

Contudo, a duração dos efeitos do Botox ® variam de acordo com:

  • Dose;
  • Local;
  • Técnica aplicada;
  • Metabolismo e a qualidade de vida de cada paciente.

Ao mesmo tempo, o músculo contrai pouco durante alguns meses, evitando que ele contraia com força exacerbada mais tarde e forme rugas profundas.

Contraindicações da toxina botulínica

  • Grávidas e lactantes;
  • Pessoas alérgicas a toxina botulínica ou qualquer um dos seus componentes;
  • Pacientes com doenças neuromusculares, como miastenia gravis ou síndrome de Eaton-Lambert, ou doenças de pele ativas;
  • Ferimentos e infecções no local a ser tratado;
  • Uso de certos relaxantes musculares e medicamentos anticoagulantes;
  • Histórico de reações adversas em procedimentos similares.

Todavia, é fundamental contar com o apoio de uma médica especializada para avaliar a viabilidade do procedimento estético a partir do seu histórico médico e, se necessário, indicar outro tratamento

Qual o valor do Botox?

Acima de tudo, o valor do tratamento com toxina botulínica tipo A é determinado com base nas necessidades específicas de cada paciente, discutidas individualmente com a dermatologista.

Só para exemplificar, a abordagem personalizada leva em consideração todos os detalhes do tratamento, como a área a ser tratada, o tipo de pele, o número de sessões ideal para alcançar os resultados desejados, entre outros fatores.

Assim, juntas, vocês conseguirão estabelecer um tratamento adaptado às características que te tornam única e que combina perfeitamente com o seu dia a dia!

Drª. Sumaya Máttar, especialista na técnica mais atual de aplicação de Botox em Juiz de Fora

Em resumo, o Botox é usado para tratar os sinais de envelhecimento, suavizando linhas finas e rugas em diversas áreas do rosto, principalmente nas sobrancelhas, na testa e nos olhos.

O principal relato dos pacientes é que a toxina botulínica faz toda a diferença não só no aspecto estético, mas garante mais confiança, bem-estar e felicidade.

No entanto, lembre-se de buscar uma dermatologista qualificada para avaliar qual o melhor tratamento para você e para a sua pele.

A Drª. Sumaya Máttar é médica graduada e especializada em Dermatologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro filiada da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), especialista pelo CRM-MG e exerce sua profissão com vasta experiência, atualizações frequentes e muita dedicação.

Além disso, contamos com uma equipe dedicada a proporcionar a você uma experiência única ao cuidarmos com carinho da sua pele, da sua beleza e da sua saúde!

Marque uma avaliação com a gente pelo WhatsApp! O número é (32) 98458-5614, ou você pode clicar diretamente no banner abaixo.

Marque seu horário com a gente!

Sumaya Máttar Dermatologista Juiz de Fora Símbolo

Mais Desejados

Perguntas Frequentes sobre Botox

É um medicamento biológico usado para fins terapêuticos e estéticos, ajudando a reduzir rugas e linhas de expressão.

Ele bloqueia a acetilcolina, impedindo a contração muscular, suavizando rugas e linhas de expressão.

O procedimento é minimamente invasivo, melhora rugas, previne o envelhecimento precoce e é compatível com outros tratamentos.

Não, quando aplicado corretamente, proporciona um aspecto natural e descansado.

Testa, “pés de galinha”, nariz, lábios, pescoço, e áreas como mãos e axilas para sudorese excessiva.

Os efeitos aparecem em 48-72 horas, atingem o máximo em 7-14 dias, e duram cerca de 4-6 meses.

Grávidas, lactantes, pessoas alérgicas à toxina, pacientes com doenças neuromusculares, e aqueles usando certos medicamentos.

É a prevenção do envelhecimento da pele através de cuidados preventivos, incluindo o uso de Botox.

Inclui limpeza da área, possível aplicação de anestésico tópico, e injeção da toxina no músculo alvo.

O custo é determinado com base nas necessidades específicas de cada paciente e discutido com a dermatologista.